!--Script Archive Calendar-->

22 de outubro de 2015

Como evitar poros dilatados?


Para quem sofre com poros dilatados, saiba que esse problema é reversível desde que seja feito um tratamento contínuo. Abaixo veremos diversas dicas e receitas de como tratar os poros dilatados e dar um fim a esse aspecto indesejado na pele.Como evitar poros dilatados?Os poros dilatados são um problema principalmente de quem tem pele oleosa e mista, poros dilatados acumulam células mortas e gordura. Eles deixam a pele com o aspecto feio, como se estivesse cheia de furos, acumula sujeira que dão lugar a cravos e espinhas, tirando a aparência lisa da pele.


Os poros dilatados aperecem com maior frequência nas áreas mais oleosas do rosto, a famosa Zona T (testa, nariz e queixo).
A dilatação dos poros é mais frequente no verão, devido ao suor e também devido ao aumento da oleosidade causado pelo clima quente.

Os poros são pontos na pele, de onde sai a secreção sebácea e os pelos. Eles se dilatam devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo. 

A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro, mas há uma regra: quanto maior o pelo, menor é a glândula sebácea. Por isso na zona T que temos muitos poros e não temos pelos e a secreção tende a ser maior.

Como evitar poros dilatados?

Existem algumas formas de evitar que o rosto fique cheio de furinhos porém é preciso se comprometer com os tratamentos para que a pele fique como desejada.


Quais as principais causas dos poros dilatados?


Pele oleosa: Quem tem pele oleosa tem maior tendência em ter os poros mais dilatados, porque o óleo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros fazem com que a pele ao redor dos orifícios dos poros fique inchada, fazendo com que os poros pareçam maiores do que realmente são. (Veja dica de Máscara facial para pele oleosa).

Idade: Conforme envelhecemos, a nossa pele perde elasticidade, o que faz os poros ficarem ainda mais evidentes. A exposição ao sol, naturalmente acumulada com a idade, também afeta o aspecto dos poros.

Herança Genética: A predisposição genética também pode ser um fator para o aparecimento de poros dilatados. Caso um de seus pais apresente poros dilatados, você também pode herdar a mesma característica.

Maquiagem: Devemos ter muito cuidado para não entupirmos os nossos poros, pois a pele precisa estar limpa para 'respirar'. 
Quem tem os poros abertos deve optar por maquiagem líquida e oil free ao invés de pó, pois produtos em pó penetram mais profundamente e obstruem os poros. o que pode nos trazer diversos problemas como espinhas e infecções na pele.

Deve-se ter cuidado também na hora de remover a maquiagem, é ideal primeiro passar o demaquilante e só depois lavar o rosto. O demaquilante limpa a pele mais a fundo e evita que você precise esfregar o rosto demais, pois isso provoca o aumento da oleosidade.

.

Cuidados para melhorar a aparência dos poros dilatados:

  • Procure não espremer espinhas.
  • Nunca dormir com maquiagem no rosto.
  • Ter cuidado com a exposição solar.
  • Usar produtos de limpeza e hidratantes que respeitem as características da sua pele.
  • Fazer uso de Primer Facial, pois ele é indicado para segurar a maquiagem e reduzir a oleosidade da pele
  • Esfoliar a pele ao menos uma vez no mês, pois ajuda a retirar as impurezas e renovar as células.


Tratamentos básicos para poros dilatados:


Antes de fazer qualquer procedimento no seu rosto, prefira uma conversa com seu dermatologista, pois ele poderá indicar produtos específicos para a sua pele e indicará o tratamento mais adequado.


Rosto Limpo
Para evitar os poros dilatados, é preciso fazer a limpeza corretamente Lave o rosto de duas a três vezes ao dia com água em temperatura ambiente e com um sabonete específico para o rosto e para seu tipo de pele. 
É importante usar um tônico adstringente após a limpeza e ao menos uma vez ao mês fazer uma limpeza de pele profissional para as peles mais oleosas e a cada dois meses para as mistas.


Esfoliação:
A esfoliação elimina a sujeira acumulada mais a fundo nos poros ajudando fecha-los. Pode ser feita em casa, desde que as especificações do produto esteja em conformidade com o seu tipo de pele. Para as peles mais oleosas a esfoliação pode ser feita uma vez por semana.


Hidratação:
Depois de limpar, esfoliar e tonificar é sempre muito importante hidratar a pele. Porém um hidratante errado pode colocar tudo a perder. 
Caso sua pele seja oleosa ou mista, escolha versões hidratantes em gel, com princípios ativos para diminuir os poros e que contenham proteção solar. 



Tratamentos pesados para poros dilatados:


Microdermoabrasão/Peeling de Cristal:
Consiste no uso de cristais pequenos que em contato com a pele promovem uma esfoliação leve. No aparelho se tem um sistema de vácuo que aspira células mortas e o óleo que possivelmente virá a obstruir os poros.

Peeling Químico de Ácido Retinoico:
Consiste na aplicação do ácido sobre a pele a fim de promover a descamação progressiva da pele e consequente estímulo da produção de colágeno (que é responsável pela firmeza da pele), reorganizando as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e melhorando a hidratação da pele. Esse tratamento assim como a microdermoabrasão tem ótimos resultados.

Luz Pulsada:
É gerada por um aparelho que produz calor na pele. Ela reduz as glândulas sebáceas e o diâmetro do poro. 
Mas atenção: como a pele fica mais sensível, é preciso aplicar protetor solar e evitar o sol nos primeiros dez dias após o tratamento. Do contrário, os poros voltam a ficar abertos. 


Como evitar poros dilatados?

Outra dica é apostar nas receitas caseiras para a pele:

  • Misture 3 colheres de sopa de chá verde gelado (para contrair poros), 1 colher de sopa de argila verde até virar uma pasta, passe no rosto, deixe por 15 minutos, após lave com água gelada.
  • Outra dica é misturar 1 colher de sopa de maisena e 2 colheres de sopa de água boricada gelada ou soro fisiológico, passar no rosto e deixar repousar por 20 minutos, depois lavar com água gelada.


Leia também:
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Yse Marques Blog - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beauty Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo