!--Script Archive Calendar-->

29 de outubro de 2015

A partir de que Idade Minha Filha Pode Usar Maquiagem?


Quem disse que só 'gente grande' quer estar sempre bonita? As pequenas também gostam de se cuidar.
Nos depararmos com crianças usando maquiagem é uma prática muito comum ultimamente, mas até que ponto isso é sadio? 


A partir de que Idade minha filha pode usar Maquiagem?


Eu sempre desde pequena tive um enorme fascínio por tudo relacionado a maquiagem. 

Lembro que minha mãe não me deixava mexer nos poucos produtos que ela possuía (e que continuam poucos até hoje), e eu realmente não sei de onde veio toda essa minha vaidade, pois não herdei da minha mãe, ela não gosta e não tem hábito de usar maquiagem, e pasmem, ela nem gosta!

Ganhei um brilho labial do avon quando tinha uns 4 anos (acho que ganhei de tanto que incomodava pra me darem alguma maquiagem), rsrs. Eu vivia retocando aquele brilho a toda hora, pois ele não tinha cor e eu sempre queria que aparecesse bem mais.

Depois disso ganhei um pó, também do Avon, pois naquela época não existiam tantas marcas de cosméticos como hoje e lá em São Francisco de Assis onde eu morava era muito difícil de encontrar.

Mas eu gostava tanto que acabei conquistando o pessoal lá de casa, com 12 anos eu já tinha mais maquiagem que a dona Nadir (minha mãe), minha caixinha já continha um pó, uma paletinha com umas 10 cores de sombras que não tinham nada de pigmentação, um batom rosa e rímel incolor e isso era tudo que eu podia usar, sonhava com um lápis de olho mas não me deixavam usar porque era 'coisa de adulto'.

Minha primeira necessaire era uma caixinha de sapato, que eu guardava dentro do guarda roupas como se fosse um tesouro. 

A primeira maquiagem que fiz no salão foi quando debutei no CTG, me achei uma diva. Imagina só, uma maquiagem completa pra quem mal podia passar um lápis no olho! 

A partir dos meus 15 anos eu consegui conquistar meus pais e eles aos poucos foram liberando as maquiagens e a carteira para que eu investisse em produtos e em cursos para me aperfeiçoar e viver fazendo aquilo que mais gosto.


Então abaixo deixo algumas dicas para vocês que tem uma criança em casa que quer muito usar maquiagem e tem medo de reprimir ou incentivar demais. Comigo funcionou o 'cabresto' pois quando fiquei mais velha sabia que realmente queria viver nesse mundo. Pode não ser o seu caso, mas achei importante relatar essa fase da minha vida, inclusive para você, leitor aqui do Blog saber um pouquinho mais de mim <3

Não adianta, eu acho que nasci pra isso, pois amo esse mundo colorido que a maquiagem me proporciona!

A partir de que Idade minha filha pode usar Maquiagem?


Dicas:


  • Toda vaidade se manifestada de maneira exagerada torna-se um problema. A criança tem que brincar e curtir suas fases, é normal querer brincar com as maquiagens porém não é normal querer brincar só de maquiagem.
  • A partir do momento em que uma criança passa a não mais querer apenas experimentar a maquiagem esporadicamente querendo inseri-la no seu dia a dia, os pais devem intervir.
  • Criança deve se comportar como tal, caso a menina queira muito precocemente se comportar como mocinha é um sintoma de que algo vai mal.
  • A conduta estimulada na criança deve ser observada, porque muitas vezes, sem perceber, são os adultos que estimulam os filhos a se comportarem de forma mais madura e se importarem demasiadamente com a aparência.
  • Toda menina possivelmente se inspira em sua mãe na hora da maquiagem, (não foi o meu caso mas normalmente é assim), porém creio que seja melhor guardar sua necessaire longe da sua filha pois produtos destinados aos adultos não são adequados para crianças, pois tem maior quantidade de substâncias químicas na fórmula e podem desencadear uma série de alergias, além do mais, podem ser ingeridos acidentalmente ou provocar machucados devidos às pontas dos produtos.
A partir de que Idade minha filha pode usar Maquiagem?
  • É indicado que meninas a partir de 3 anos possam ter contato com alguns produtos, como gloss por exemplo, desde que o produto seja manuseado pelo adulto.
  • A partir dos 5 anos a criança já pode ter contato com maquiagem mais intimamente, porém esse produto deve ser específico para sua faixa etária e anti alérgico.
  • Recomenda-se que cada menina tenha sua necessaire individual, com produtos específicos para crianças que hoje em dia são facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos de beleza.
  • Sempre compre maquiagem infantil, pois além de não agredir a pele da criança ela sai facilmente com água e sem necessidade de demaquilantes e produtos mais fortes que podem vir a causar irritações.
  • Caso você seja contra o uso de maquiagem, deixe claro seus motivos para a criança, é importante saber que você ainda não pode usar mas que um dia poderá, comigo funcionou e eu entendia. 
  • Algumas escolas proíbem o a utilização de maquiagem, fique atenta sempre para não desobedecer as regras. Eu ia de Batom rosa que era só o que eu podia usar e meus amigos e professores lembram disso até hoje, risos.
  • Se sua filha já for adolescente vale investir em um curso de auto maquiagem para que ela aprenda sobre aplicação e utilização correta dos materiais, pois não há nada pior do que usar produtos incorretamente. Outra boa ideia é deixá-la ler Blogs e assistir algumas YouTubers que já ajuda um bom tanto.



Informações:


  • Há uma diferença enorme entre usar apenas um rímel e fazer uma make completa com cílios postiços e tudo mais. Tenha cuidado e ensine para sua filha que sempre há uma ocasião certa para cada tipo de maquiagem e que não fica nada legal ela ir para a escola as 8 da manhã com pó compacto, blush, delineador e batom vermelho. Nesse caso o bom senso falará mais alto!
  • A maquiagem para a escola deve ser simples e dar aquela ideia de 'acordei linda', apenas um rímel e brilho nos lábios fica show!
  • Base e pó podem ser dispensados do kit infantil pois a pele delas é jovem e quase nem existem imperfeições a serem corrigidas. 
  • Já no caso das adolescentes podem usar um corretivo não muito pesado e um BB Cream.
  • Para levar na bolsinha um brilho e um espelhinho de mão são o suficiente. 
A partir de que Idade minha filha pode usar Maquiagem?



De acordo com a matéria do site O Globo: A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por sua vez, lançou no começo de 2015 uma consulta pública com novas regras para 33 cosméticos infantis, destinados ao público de 0 a 12 anos, liberando a entrada de desodorantes e sombras neste segmento do mercado. O objetivo é atualizar a última legislação, que data de 2001.
Pelas novas regras, a sombra, assim como o batom e o brilho labial, poderão ser usados por crianças a partir de 3 anos, desde que aplicados por um adulto. A partir dos 5, a própria criança poderá manipular os produtos, mas ainda com supervisão do responsável.
A pele da criança é mais fina, e absorve qualquer substância com facilidade. Por isso, recomendamos maquiagens com baixa concentração de álcool, que pode ser retirada apenas com água. Se os cosméticos forem usados de forma lúdica e com moderação, não há problema.



Leia também:
Dicas Indispensáveis para Aplicar Rímel
O que deve ter uma Maleta de Maquiagem Profissional
Resenha Base Líquida Timewise Matte Mary Kay


Fotos: Pinterest
Beijos

8 comentários:

  1. Adorei o post! Você escreve super bem. Você desde pequena quis make e eu só vim me ligar agora hahahha, e to indo de pouco a pouco.
    Beijos ❤

    www.melninas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel... incrível mas sempre fui fissurada pelo mundo das makes.... Se tu nunca foi muito ligada aposto que tinha outras paixões... Faz parte né?!!! Beijos lindona, gracias pela visitinha!!!

      Excluir
  2. minha filha tem 10 anos e e louca para usar bb cream ela pode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ela pode sim Thiago! Mas imponha limites, todo dia é demais. Deixe ela usar em alguma ocasião mais especial e fique bem atento à formula ;-)
      Beijos

      Excluir
  3. Gostei muito do teu post! No studio de dança onde minha filha, de 8 anos, faz aulas de dança, querem que use cílios postiços p/ apresentação, algo que sou contra, e o teu texto me deu embasamento, não estou exagerando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, fico feliz em saber que posso ajudar.
      Quando for conversar com os organizadores explique que crianças tem muito mais facilidade a serem alérgicas, principalmente à cola de cílios.
      Para apresentações sou a favor de usar maquiagem, pois fica bem bonito todas maquiadas do mesmo jeito, mas crianças de oito anos são novas demais para cílios.
      Um beijo querida!

      Excluir
  4. Minha irmã de 11 anos assiste muitas youtubers de Make-Up, Ela tem mas maquiagem que eu. E eu me preocupo um pouco vou dizer as coisas que ela usa para ver se ela está ou não exagerando
    Na boca ela adora usar; Gloos,batom e manteiga de cacau
    Nos olhos ela usa; Rímel, de vez e quando sombra
    Na pele ela usa; Um BB-Cream, Corretivo Leve e pó compacto.
    Ela usa poucas vezes base e corretivo ela só usa quando aparece uma espinha ou fica com muitos cravos, Normalmente ela usa só o pó mesmo porque não tá com muitos erros para corrigir mas, mesmo assim acho um exagero, Quais intens voce acha adequado para a idade dela e com qual idade é realmente adequado para ela usar intens que ela usa mesmo não precisando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha na minha opinião ela pode usar maquiagem sim ! mas tipo não usar base pó etc todo dia , passar um gloss uma manteiga de cacau ou um batom acho que não é exagero ,agora base e pó corretivo rímel ... essas coisas mais pesadas deixa pra ela usar em uma ocasião especial como festas e etc , e quando ela for sair e talz um bb cream não faz mal ! espero ter ajudado :) bjuus

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Yse Marques Blog - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beauty Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo